INSCRIÇÕES DE RESUMOS ABERTAS PARA O GT E SPG DE PENSAMENTO SOCIAL NO BRASIL DA ANPOCS 2018


O Blog da BVPS lembra a todos que o período para inscrição de resumos nos GT e SPG de Pensamento Social no Brasil está vigente!

A submissão deve ser feita exclusivamente através do sistema on-line disponível no site da Anpocs. As inscrições encerram-se já no dia 12/04/2018.

Abaixo apresentamos os resumos das propostas do GT e SPG:

GT23: Pensamento social no Brasil
Coordenação: Bernardo Ricupero (USP) e Simone Meucci (UFPR)

O GT de Pensamento Social no Brasil tem por objetivo reunir trabalhos que discutam as ideias, os intelectuais, os conceitos e as obras clássicas que forjaram os diferentes campos da produção intelectual brasileira.Em 2018, o GT continua com a agenda impulsionada nos últimos anos, que tem dois eixos principais: os estudos comparativos, particularmente aqueles que extrapolem as questões nacionais e lidem com a circulação de ideias e intelectuais, e as discussões teórico-metodológicas sobre a prática de pesquisa na área, em especial no que se refere à análise de fontes primárias e às estratégias de leitura textual. Interessa-nos também refletir sobre o estatuto dito ‘periférico’ do pensamento social no Brasil, e trabalhos que analisem os tradicionais objetos da área à luz de questões contemporâneas sobre a geopolítica da produção de conhecimento serão bem-vindos.

SPG30: Pensamento social no Brasil: reflexividade e os efeitos políticos das ideias 
Coordenação: Andre Kaysel Velasco e Cruz (UNICAMP) e Lucas Carvalho (UFF)

A área de pesquisa “Pensamento Social e Político no Brasil” se volta para a investigação dos grandes temas da sociedade brasileira, analisados a partir de várias modalidades de produção cultural. Neste SPG, esperamos poder dar continuidade à discussão de pesquisas que vêm contribuindo, tanto do ponto de vista temático, quanto teórico e metodológico, para o aprofundamento do conhecimento da formação da sociedade brasileira em suas várias dimensões, bem como para o refinamento dos instrumentos de análise sociológica do papel das ideias, da cultura e dos intelectuais nesse processo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: