UNIVERSIDADE DAS QUEBRADAS NO MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR): INCRIÇÕES ABERTAS 2018.2


Estão abertas as inscrições para a Universidade das Quebradas 2018.2 . Se você é produtorartista, ativista cultural ou atua em movimentos sociais engajado com a (ou na) periferia, a Universidade das Quebradas (UQ) – Laboratório de Tecnologias Sociais da UFRJ, em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR), vem propiciando o encontro entre o conhecimento da Periferia e a Academia.

A Universidade das Quebradas (UQ) é um Laboratório Tecnologia Social conhecido por sua metodologia de troca de saberes e experiências em contextos multiculturais, e tem se desenvolvido continua e ininterruptamente desde 2009, atendendo a mais de 800 participantes. Com isso, investe na troca e na mistura de saberes entre a comunidade, que produz cultura fora das universidades, e a comunidade acadêmica, para criar novas formas de conhecimento e novas expressões artísticas, dando ênfase à profissionalização e sustentabilidade dos projetos individuais dos quebradeiros.

O Laboratório Tecnologia Social UQ, coordenado pelas professoras Heloisa Buarque de Hollanda e Numa Ciro, é promovido pelo PROGRAMA AVANÇADO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA (PACC), órgão que pertence à Faculdade de Letras da UFRJ, articula a academia com artistas, ativistas culturais, arte educadores e produtores culturais das periferias, através de um curso de Extensão. O curso é gratuito, com 80 vagas presenciais, realizado geralmente no 1º semestre letivo na Faculdade de Letras da UFRJ (Fundão) e no 2º semestre letivo no Museu de Arte do Rio – MAR (Centro-RJ), com uma programação que ocorre, sempre, às terças-feiras, das 10h às 18h, composta por oferta de oficinas literárias e aulas ministradas por convidados com experiências relevantes, como professores e pesquisadores da UFRJ e de outras instituições acadêmicas, além de artistas e produtores culturais das periferias; ofertando ainda laboratórios, territórios do encontro, saídas culturais, além de fóruns e apresentações artísticas. O conteúdo trabalhado cobre os momentos decisivos da formação cultural, a partir de dois grandes eixos: Antiguidade e Contemporaneidade, com foco nas áreas do pensamento, da literatura e das artes afins.

A UQ busca os seguintes objetivos específicos:

• Criar um programa de extensão na área da cultura, que tenha continuidade e torne-se uma referência na mesma;

• Ampliar o espaço da Universidade para as diversas comunidades culturais da cidade;

• Facilitar a formação ampliada e transdisciplinar para produtores culturais e artistas das comunidades do Rio de Janeiro;

• Promover o encontro produtivo entre pesquisadores da UFRJ e os participantes de projetos culturais das periferias, incentivando o debate, a pesquisa e a produção de conhecimento compartilhada.

O curso é GRATUITO, com 80 vagas, sem burocracias de acesso e sem exigências de escolaridade mínima. Nesta edição 2018.2, o Programa Universidade das Quebradas, em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR), busca investigar, a partir da mostra “O Rio do Samba| Resistência e Reinvenção”, a emergência de uma cidade catalisadora que se constitui com o complexo sociocultural do samba, estudará os processos de resistência, reinvenção, urgências e suas dimensões atuais. Além disso, nesta edição as aulas e atividades do Programa Universidade das Quebradas terão acessibilidade em LIBRAS, permitindo que a Comunidade Surda possa participar do curso.

O processo seletivo tem o seguinte cronograma:

  • Inscrições Abertas: até 30 de julho de 2018
  • Resultado Preliminar: 02 de Agosto de 2018
  • Entrevistas: 06 e 07 de Agosto (previsão)
  • Resultado Final: 08 de Agosto (previsão)

As aulas serão às terças-feiras, de 13h às 18h, no Museu de Arte do Rio (MAR), Praça Mauá, 5, Centro – RJ.

Calendário UQ no MAR – 2018.2:

  • Início: 14 de Agosto (previsão)
  • Término: 04 de Dezembro (previsão)

Critérios para certificação:

  • Mínimo de 75% de frequência
  • Trabalho final

Mais informações: quebradas2018@gmail.com

FICHA DE INSCRIÇÃO

ANTIGO Quebradeiro – https://goo.gl/forms/jrPcW7iOz2mu0Ebf1

NOVO Quebradeiro – https://goo.gl/forms/3cyym9xwvIqKpt3k2

Coordenação

Heloisa Buarque de Hollanda

Numa Ciro

Paulo Roberto Tonani

Coordenação Administrativa

Rosângela Gomes

rosaufrj@pacc.ufrj.br – (21) 99131-1931

Site: https://www.universidadedasquebradas.pacc.ufrj.br/

Facebook : https://www.facebook.com/groups/universidadedasquebradas/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: