PALESTRA “VANGUARDA, POLÍTICA E AUTONOMIA DA ARTE NO RIO DE JANEIRO (2013-2018)”, POR SABRINA PARRACHO (UFRRJ)

O Blog da BVPS convida para a palestra “Vanguarda, política e autonomia da arte no Rio de Janeiro (2013-2018)” a ser proferida pela Profa. Sabrina Parracho (UFRRJ), no dia 5 de julho de 2018, quinta-feira, às 17 horas, no IFCS/UFRJ. O evento é organizado pelo NEPS – Núcleo de Estudos Comparados e Pensamento Social (UFRJ/UFF) .

Endereço: Largo de São Francisco de Paula, 01/sala “Amarela” no conjunto 109 (térreo) – Centro – Rio de Janeiro (estações Carioca ou Uruguaiana do Metrô).

Abaixo o resumo da comunicação:

Esta comunicação procura discutir a relação entre museus e vanguarda, a partir de práticas de inovação e de sua crítica. como Andreas Huyssen e Peter Berger mostraram, o projeto da vanguarda, ao relacionar arte e vida, uma vez inserido nos museus, deu forma a novas práticas sociais. A proeminência dos curadores, a ênfase na fundação de centros culturais e as políticas educativas nas instituições museais são algumas das consequências atribuídas a uma série de exposições que abrigaram a vanguarda. Em anos recentes, embora muitos tenham proclamado o fim da vanguarda e a dissolução de sua efetividade, a crítica política vem sendo retomada pelos trabalhos de jovens artistas.

Desde 2013, o Brasil tem passado pelo que tem sido diagnosticado como uma intensa crise política que vem impactando as práticas artísticas. Esta comunicação procura, portanto, discutir os recentes movimentos constituídos na cidade do Rio de Janeiro. Movimentos que têm construído uma narrativa em que performances e instalações de arte ganham espaço dentro e fora das instituições como formas de ação política. Coletivos, artivismo e crítica institucional são algumas das nivas formas de ação que desafiam os limites da vanguarda e turvam as fronteiras entre arte e esfera pública. Assim, este paper procura entender como novos arranjos institucionais têm surgido na cidade, alterando não só o cenário urbano, mas também as instituições tradicionais, obrigadas a reagir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: