* Gravura de Clóvis Graciano, retirada do livro Luzia Homem de Domingos Olympio, Editado pelos Cem Bibliófilos do Brasil, 1947.
O Blog da BVPS convida para a palestra “Luzia Homem, de Domingos Olympio: criação de um mito mulher”, a ser proferida por Maria Laura Cavalcanti (UFRJ), na Academia Brasileira de Letras, Teatro R. Magalhães Jr. (Av. Presidente Wilson, n. 203, Castelo, Rio de Janeiro) no dia 9 de agosto, quinta-feira, às 17h30.
Confiram abaixo o resumo da palestra,
Um abraço a todas e todos!
Resumo da palestra:
Luzia Homem, de Domingos Olympio (1903), tem por pano de fundo a histórica tragédia da seca que assolou o Ceará entre 1877 e 1879, quando legiões de retirantes do ressequido sertão encontram algum abrigo temporário na cidade de Sobral. Entre eles, a “taciturna e forte” Luzia, que compõe, nas palavras de Lúcia Miguel Pereira, um “dos tipos mais complexos e misteriosos de nossa ficção”. A palestra ressalta o engenhoso uso narrativo dos causos e do linguajar populares e explora a dimensão mítica do romance. A força ativa dos vulneráveis personagens femininos acentua a dramática abordagem do assédio sexual cujo desfecho fatal faz de Luzia, para sempre, um símbolo da sexualidade livre em processo de descoberta. Luzia Homem é um romance mitológico sobre a condição feminina.