PALESTRA “LUZIA HOMEM, DE DOMINGOS OLYMPIO: CRIAÇÃO DE UM MITO MULHER”, POR MARIA LAURA CAVALCANTI (UFRJ)

Gravura de Clóvis Graciano, retirada do livro Luzia Homem de Domingos Olympio, Editado pelos Cem Bibliófilos do Brasil, 1947.

O Blog da BVPS convida para a palestra “Luzia Homem, de Domingos Olympio: criação de um mito mulher”, a ser proferida por Maria Laura Cavalcanti (UFRJ), na Academia Brasileira de Letras, Teatro R. Magalhães Jr. (Av. Presidente Wilson, n. 203, Castelo, Rio de Janeiro) no dia 9 de agosto, quinta-feira, às 17h30.

Confiram abaixo o resumo da palestra,

Um abraço a todas e todos!

Resumo da palestra:

Luzia Homem, de Domingos Olympio (1903), tem por pano de fundo a histórica tragédia da seca que assolou o Ceará entre 1877 e 1879, quando legiões de retirantes do ressequido sertão encontram algum abrigo temporário na cidade de Sobral. Entre eles, a “taciturna e forte” Luzia, que compõe, nas palavras de Lúcia Miguel Pereira, um “dos tipos mais complexos e misteriosos de nossa ficção”. A palestra ressalta o engenhoso uso narrativo dos causos e do linguajar populares e explora a dimensão mítica do romance. A força ativa dos vulneráveis personagens femininos acentua a dramática abordagem do assédio sexual cujo desfecho fatal faz de Luzia, para sempre, um símbolo da sexualidade livre em processo de descoberta. Luzia Homem é um romance mitológico sobre a condição feminina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: