
O Blog da BVPS recomenda o evento Clarice Lispector, 100 years: A tribute do her life and work, organizado por Jhumpa Lahiri, Marília Librandi e João Biehl na Universidade de Princeton.
A iniciativa é fruto da coordenação entre o programa de escrita criativa de Princeton e o Brazil LAB, centro interdisciplinar de estudos luso-afro-brasileiros dedicado à pesquisa da história, política e cultura do país, em paralelo com sua importância regional e conexões internacionais.
O acontecimento marca os cem anos da autora, nascida em 1920, e contará com mesas de conversa em torno das recentes reedições de seu trabalho, questões tradutórias e um Keynote address da diretora do programa de escrita criativa e ganhadora do Pulitzer Jhumpa Lahiri, além de uma apresentação de Beatriz Azevedo e Moreno Veloso, acompanhados por Jaques Morelembaum (cello) e Marcelo Costa (percussão).
A primeira sequência de mesas acontecerá no dia 13 de novembro e será transmitida pelo canal do Brazil LAB no YouTube. O dia terá a participação de Paulo Gurgel Valente, filho e representante literário de Clarice, em diálogo com Marília Librandi; na sequência, Idra Novey, Johnny Lorenz e Katrina Dodson conversarão com João Biehl sobre a tradução dos textos da autora; e por fim Jhumpa Lahiri apresentará seu keynote com a companhia de Jimin Kang, Ashley Roundtree, and Sergio De Iudicibus, membros da geração mais recente de leitores da obra da escritora nos Estados Unidos.
No dia 25 de novembro, a apresentação Agora/Now Clarice, A musical celebration, com canções originais e leitura de trechos literários, também poderá ser conferida no mesmo canal do YouTube. O show marcará a inauguração da biblioteca sonora Clarice, 100 Ears, organizada por Marília Librandi, com acervo de leituras em diversas vozes e línguas do trabalho da escritora.
Para mais informações, confira as artes do post e o site do Brazil LAB.
