BVPS Divulga | Workshop “Cachaça & Minas Gerais” com Maurício Ayer

O Blog da BVPS divulga hoje o Workshop “Cachaça & Minas Gerais” com Maurício Ayer, que acontecerá nesta sexta-feira, 26/05, às 19h, no quiosque Eu Amo Cachaça, Shopping Venâncio, em Brasília. Nesse encontro da Literatura com a cachaça mineira, os participantes terão a oportunidade de aprender e degustar características sensoriais dos principais estilos cachaceiros originários de Minas Gerais, além de debater grandes autores que trabalharam na literatura essa bebida, como Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava e Cecília Meireles.

Para mais informações, confira a proposta do workshop abaixo. As inscrições podem ser feitas aqui!

Proposta do Workshop “Cachaça & Minas Gerais”:

Quando se fala em cachaça de alambique, Minas Gerais é uma das primeiras coisas que vêm à cabeça. E não é por acaso. Os mineiros construíram ao longo dos séculos uma merecida reputação de qualidade e tradição na arte cachaceira. Não que outras regiões não tenham excelentes cachaças, elas têm!, mas Minas conquistou um lugar de honra no país. E é também uma questão quantitativa: Minas Gerais é de longe o Estado que possui o maior número de pequenos produtores de cachaça artesanal.

Toda essa tradição, excelência e simbolismo transborda o mundo real e invade a poesia e os romances. João Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava são três dos escritores mineiros, entre os mais importantes do país, que reservam um lugar muito especial em seus livros para a branquinha (ou amarelinha). Uma poeta como Cecília Meireles (embora fosse fluminense) também escreveu sobre a cachaça em meio às cidades históricas mineiras.

Neste workshop, você terá a oportunidade de aprender e degustar as características sensoriais dos principais estilos cachaceiros originários de Minas Gerais. Serão oferecidos com exclusividade alguns rótulos de excelência, premiados nos principais concursos e rankings do Brasil e do mundo. E para mergulhar na história, na cultura e no espírito mineiro, vamos degustar também “doses” de prosa e poesia especialmente selecionadas pelo maior pesquisador de literatura e cachaça em atividade.

Você sairá desse workshop sabendo muito mais sobre cachaça, em especial a cachaça mineira, e com umas boas histórias para compartilhar com amigos e amigas.

Os Encontros de Literatura Brasileira e Cachaça, que já aconteceram em São Paulo, São Carlos, Belo Horizonte, Paraty etc., coordenados por Maurício Ayer (ex-professor da USP, pesquisador do Projeto MinasMundo), chegam pela primeira vez em Brasília.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s