JORNADA “FAZER PENSAR BRASIL” (INSTITUTO BRINCANTE E O BRAZIL LAB DA UNIVERSIDADE DE PRINCETON)


O Blog da BVPS convida para a segunda edição da Jornada “Fazer Pensar Brasil”, projeto que une o Instituto Brincante e o Brazil LAB da Universidade de Princeton. No próximo dia 24/08 (sexta-feira), estudiosos do universo da cultura se reúnem com o público para um dia de conversas e debates. Este ano, o evento será norteado pelo tema “Memória Cultural”.


Os idealizadores do projeto, Antonio Nóbrega e Pedro Meira Monteiro, definem o espírito da jornada:

“A memória cultural é o nosso mote: o que conhecemos e o que desconhecemos daquilo que chamamos de “popular”? Como se dão os movimentos em ziguezague que tornam práticas populares de dança e canto a um só tempo distantes e próximas de nós? Mas que “nós” é esse que se projeta, entre atrevido e desengonçado, quando se discute a cultura? Em tempos de “lugar de fala”, de afirmações indenitárias vigorosas e de crise democrática profunda, pode-se ainda pensar em algo coletivo? Mas a cultura é mesmo a salvaguarda, o nó da coletividade em crise?

Com estas e outras questões em mente, propomos uma discussão coletiva e plural sobre como os estoques e as matrizes culturais se mantêm e se transformam, como elas estão guardadas e como são vertiginosamente transformadas no presente das cidades. Mil perguntas se destacam a partir daí. Como evitar a pecha de “folclore”, que congela e isola a manifestação popular num lugar de que ela parece não poder jamais sair? Que ecos se estendem do mundo rural ao urbano, e vice-versa? Que formas de “ser” coletivamente se desdobram nas performances populares? Que denominadores comuns podem vencer as singularidades irredutíveis? E como as práticas populares do canto se reatualizam em outros lugares, expostas a outras matrizes? O que de repente existe no slam? O que liga a cantoria do sertão à porta do metrô? Que ritmos, que imaginário e que gestos estão se desenvolvendo nas quebradas e nos saraus? Que vozes se escutam, quem as escuta e como? Por que treino nossos ouvidos devem passar para escutar o que resiste à massificação? E como negociar com a massificação? Onde a cultura é abrigo, onde ela é expressão do novo? Mas quão “novo” é o que chamamos de novo?”

O evento começa às 09h30 da manhã e segue durante todo o dia no Teatro Brincante (Rua Purpurina, 412, Vila Madalena, São Paulo), com entrada franca sujeita à lotação da casa.

Para receber as informações em primeira mão, o público pode se inscrever no mailing por meio do link: http://bit.ly/Mailing_FazerPensarBrasil2


PROGRAMAÇÃO COMPLETA/ PARTICIPANTES E DEBATEDORES:

MESA 1
10-12 h
Ivan Vilela
Bráulio Tavares
Salloma Salomão
Debatedora: Marília Librandi

MESA 2
13:30-16:00 h
Maíra Soares Ferreira
Darlene Santos
Antonio Nóbrega
Marcelino Freire
Debatedor: José Miguel Wisnik

MESA 3
16:30-18:30 h
Flávia Toni
Marina de Mello e Souza
Martha Abreu
Debatedor: Ricardo Teperman

Fechando os pontos:
Pedro Meira Monteiro
André Botelho

Ao fim do evento haverá um sarau de confraternização!

SERVIÇO

Fazer Pensar Brasil 2018

Data: 24/08/2018 – a partir das 9h30, se estende durante todo o dia

Local: Teatro Brincante/Instituto Brincante – Rua Purpurina, 412, Vila Madalena, São Paulo – SP

Entrada franca, sujeita a lotação.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: