BVPS Divulga | Curso “Formação de escritores: Machado Quebradeiro”

Divulgamos hoje o curso inédito Formação de escritores: Machado Quebradeiro, promovido pela Universidade das Quebradas, em parceria com a Flup, o Instituto Odeon e a Academia Brasileira de Letras, para descobrir novos escritores e escritoras. Serão 16 encontros presenciais, entre abril e outubro, com debates, seminários, palestras e oficinas de produção de texto a partir da obra de Machado de Assis. 

O curso será realizado, pela 1ª vez, na Academia Brasileira de Letras-RJ, às terças, das 13h às 17h. As inscrições para participar da seleção vão até 2 de abril e podem ser feitas aqui.

Confira abaixo mais informações sobre o curso.


Formação de escritoresMachado Quebradeiro

Quer começar a escrever? Já escreve, e o texto travou? Então, este curso de formação de escritores Machado Quebradeiro é para você! 

É uma oportunidade histórica. A Universidade das Quebradas, em parceria com a Flup, o Instituto Odeon e a Academia Brasileira de Letras, abre inscrições para formar uma nova turma de escritores. Trazendo Machado de Assis e a questão racial para o centro do debate, os textos produzidos no curso vão virar um livro publicado com o selo Flup. 

Imperdível, não é? 

De abril a outubro, os encontros vão contar com a presença de escritores como Jeferson Tenório e Geovani Martins e pesquisadores da obra de Machado de Assis, como Ana Flávia Magalhães Pinto e Paulo Dutra, entre outros especialistas. 

O curso vai oferecer seminários, debates e oficinas de textos. As inscrições vão até 23h59 do dia 2 de abril, no site da Universidade das Quebradas. 

Objetivo

Estimular e trabalhar a produção de textos num espaço de trocas e interações entre quem nunca escreveu, quem já escreve, quem está travado e quem deseja iniciar. 

Público-Alvo

Moradores das periferias e subúrbios da cidade do RJ, interessados em tornarem-se escritores ou aperfeiçoar suas técnicas literárias.

Metodologia

Serão oferecidas palestras sobre o tema Machado de Assis e a questão racial, seguido de debates. Este tema, atualizado para os dias de hoje, será o disparador para o início da produção do texto, que serão trabalhados em grupos, sob orientação de um especialista. Além das palestras e debates, teremos oficinas de formação de escritores. Os alunos terão a oportunidades de assistirem palestras extras sobre literatura, oferecidas pela ABL, após o final de todos os encontros, às terças-feiras, 16h.

Duração e local

  • Abril a Outubro de 2024
  • Terças-feiras das 13h às 16h (3 h)
  • Carga horária: 120
  • ABL – Academia Brasileira de Letras (Av. Pres. Wilson, 203 – Centro, RJ)

Vagas

Curso gratuito com 50 (cinquenta) participantes.

Certificado

Será conferido ao participante com 75% de frequência no curso

Inscrição

Até 23h59 de 02 de abril de 2024 aqui.

Processo seletivo

  • Análise da ficha de inscrição
  • A seleção de candidatos ao curso de formação de escritores da Universidade das Quebradas será realizada por uma comissão de profissionais de literatura e os critérios para tanto são: a) experiência com a escrita (livros, artigos, poesias, contos etc.); b) projeto de criação literária; c) expectativas do candidato com relação ao curso; d) poder multiplicador do candidato em suas comunidades e outras.
  • O resultado será divulgado no site da UQ em 08/04/2024.

Descubra mais sobre B V P S

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.