BVPS Divulga | Ciclo de mesas “Brasil 1959-1968: continuidades e descontinuidades”

Divulgamos hoje o Ciclo de mesas “Brasil 1959-1968: continuidades e descontinuidades”, que acontecerá entre os meses de abril e junho na Fundação Casa de Rui Barbosa. O ciclo tem início nesta sexta-feira, dia 5 de abril, com a Mesa “Pensamento político: projetos de país em disputa”.

A organização/mediação é do pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa Christian Lynch. Os palestrantes dessa mesa serão: Maria Fernanda Lombardi (Unifesp), Jorge Chaloub (UFRJ), Hélio Maurício Pirajá Cannone (UFBA) e Bernardo Ricupero (USP).

O encontro pretende recuperar o debate político e ideológico em torno das diferentes forças que, na década de 1960, disputavam projetos para um país que se modernizava rapidamente: o conservadorismo estatista dos militares, o liberalismo udenista, a social-democracia trabalhista e o comunismo democrático.

O evento ocorrerá das 18h às 20h na Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa e haverá transmissão online aqui.

Confira abaixo mais informações sobre o Ciclo de Mesas.


Ciclo de mesas “Brasil 1959-1968: continuidades e descontinuidades”

A Fundação Casa de Rui Barbosa convida para o ciclo de mesas “Brasil 1959-1968: continuidades e descontinuidades”. O ciclo busca entender a derrubada do governo Goulart não somente pela perspectiva da ruptura, mas também como processos que já estavam em gestação. Eles fazem parte de uma história de mais longa duração, marcada pelas disputas entre a tradição autoritária e as demandas por democracia, a politização crescente das Forças Armadas, o desenvolvimento tardio do capitalismo, a inserção internacional dependente e a modernização conservadora.

O recorte, que vai do final do governo Juscelino Kubitschek e eleição de Jânio Quadros (1959) ao aprofundamento do regime autoritário (1968), dá margem à comparação entre o período imediatamente anterior à tomada do poder pelos militares e o que logo se segue, permitindo surpreender tais continuidades e descontinuidades no processo histórico.

Serão quatro mesas realizadas entre os meses de abril e junho, tematizando o pensamento político, a estruturação do Estado, a participação da imprensa e as relações internacionais, esta última em parceria com a Fundação Alexandre de Gusmão (Funag/MRE). Todos os eventos ocorrerão na Sala de Cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa, das 18h às 20h.


Descubra mais sobre B V P S

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.