BVPS Convida | Exposição “Olhares modernos: festa e fotografia em Ouro Preto”

No âmbito das comemorações e discussões sobre o centenário da viagem modernista de 1924 na cidade de Ouro Preto nesta semana santa próxima, duas exposições se destacam e o MinasMundo a elas se soma: A viagem da redescoberta: os modernistas nas cidades históricas de Minas e Olhares modernos: festa e fotografia em Ouro Preto. As exposições também serão discutidas no seminário MinasMundo, Ouro Preto (2024-1924), dia 26 de março, às 14 horas, no Auditório do Anexo do Museu da Inconfidência. A sessão especial contará com os curadores Romulo Pinheiro, do Instituto Peck Pinheiro, e Edilson Pereira, Professor da ECO/UFRJ, além da socióloga Sabrina Parracho Sant’Anna, da UFRRJ e do MinasMundo.

Conheça abaixo o release da exposição Olhares modernos: festa e fotografia em Ouro Preto.


Olhares modernos: festa e fotografia em Ouro Preto, exposição que inaugura dia 23 de março no Museu Casa dos Contos, apresenta imagens da tradicional festa mineira pouco conhecidas do grande público. 

Para identificar as imagens, o antropólogo Edilson Pereira (UFRJ), idealizador da exposição, e a historiadora ouro-pretana Maria Agripina Neves, fizeram uma extensa pesquisa iconográfica e documental em arquivos da Biblioteca Nacional, do IBGE, do CTAv (Centro Técnico Audiovisual), do Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da UFOP, do Iepha, do Iphan-MG, do Instituto Moreira Salles, do Museu Mineiro e do Museu do Pilar, buscando registros da festa entre 1924 e 2024 – em sintonia com a celebração do centenário da caravana modernista em Minas. 

A seleção de imagens considera o trabalho de estrangeiros e brasileiros. Entre eles, Luiz Fontana, Alice Brill, Marcel Gautherot, Tibor Jablonsky, Otto Stupakoff, Walter Firmo, entre outros. A exposição inclui registros etnográficos e de cinema documental, com o curta-metragem de Olívio Tavares de Araújo (1970).

“A celebração em Ouro Preto foi vista como singular pela estética de seus rituais e por extrapolar os contornos da devoção local, alcançando repercussão em âmbito nacional. A exposição coloca isso em evidência”, explica Edilson. Para o antropólogo, cada imagem apresenta um arranjo particular entre o documental, o poético e o etnográfico, colaborando na refeitura visual do drama encenado durante a semana santa. Em todos os trabalhos da mostra, a fotografia participa ativamente do ritual que registra. 

Serviço: 

Olhares modernos: festa e fotografia em Ouro Preto

Exposição em cartaz de 23 de março a 19 de maio 

Local: Museu da Casa dos Contos

Rua São José, 12 – Centro – Ouro Preto


Descubra mais sobre B V P S

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.