O Blog da BVPS convida para a palestra “Princípios de uma teoria social reconstrutiva” a ser proferida por Fréderic Vandenberghe (IESP/UERJ), no dia 2 de agosto de 2018, quinta-feira, às 17 horas, no IFCS/UFRJ. A palestra é organizada pelo NEPS – Núcleo de Estudos Comparados e Pensamento Social (UFRJ/UFF).
Endereço: Largo de São Francisco de Paula, 01/sala “Amarela” no conjunto 109 (térreo) – Centro – Rio de Janeiro (estações Carioca ou Uruguaiana do Metrô).
Resumo:
Mais uma vez, atravessamos tempos sombrios. A conjuntura atual é crítica. Aqueles que se identificam com a teoria crítica têm duas opções: a hipercrítica ou a reconstrução. Seguindo a primeira opção, podemos forçar a barra e usar todas as teorias disponíveis (Adorno, Bourdieu, Foucault, Luhmann) para desenvolver uma teoria geral da dominação. No entanto, também podemos, com a esperança dos desesperados, procurar uma saída e alinhavar várias teorias que propõem uma visão alternativa do mundo. Essa é a tarefa da segunda opção, a da teoria reconstrutiva. Baseando-me no realismo crítico (Roy Bhaskar), na teoria crítica (Jürgen Habermas) e na teoria social anti-utilitarista (Alain Caillé), proponho nessa palestra alguns princípios da teoria social reconstrutiva. Na esteira da distinção entre metateoria, teoria social e teoria sociológica, explorarei os fundamentos epistemológicos, normativos e existenciais da teoria reconstrutiva, proporei uma articulação entre cultura e agência como alternativa ao debate entre agência e estrutura e, finalmente, indicarei alguns sinais promissores que configuram uma ontologia do presente.
Um abraço a todas e a todos,
Equipe BVPS