“BLACK FEMINISMS: A TRIBUTE TO POLITICAL ACTIVIST MARIELLE FRANCO” (BRAZIL LAB/UNIVERSIDADE DE PRINCETON)

No próximo dia 14 de março, o assassinato de Marielle Franco, ainda sem respostas, completará um ano. Em sua homenagem, o Brazil LAB da Universidade de Princeton realizará nos dias 14 e 15 de março evento especial intitulado “Black Feminisms: A Tribute to Political Activist Marielle Franco”. O evento contará com participações de diversas (os) acadêmicas (os) e ativistas, como Mônica Benício, Debora Diniz, Giovana Xavier, Tianna Paschel, Imani Perry, Carolyn Rouse, Aisha Beliso-De Jesús, Keeanga-Yamahtta Taylor, Fernanda Chaves, Marília Librandi, Jamille Pinheiro Dias, Mário Medeiros e Pedro Meira Monteiro. A palestra principal será ministrada pela Profa. Angela Davis.

A programação completa do evento segue abaixo.

Conheça mais do Brazil LAB na breve apresentação que disponibilizamos em seguida e também acessando o endereço brazillab.princeton.edu

Foto1

Brazil LAB Black Feminisms Mar 14-15

O Brazil LAB é uma iniciativa original da Princeton University que congrega pesquisadores, professores e estudantes trabalhando sobre o Brasil ou interessados em temas para os quais o Brasil pode ser relevante.

Co-dirigido por João Biehl e Pedro Meira Monteiro, o Brazil LAB (Luso-Afro-Brazilian Studies) funciona como um “hub” interdisciplinar de pesquisa e ensino, sediado pelo PIIRS (Princeton Institute for International and Regional Studies), em sinergia com diferentes departamentos, programas e outras iniciativas em Princeton, com o objetivo de explorar a história, a política, a cultura e a ciência do mundo lusófono, especialmente do Brasil, pensando em sua significação regional e em suas conexões internacionais.

No LAB, o Brasil é tomado como um nexo dinâmico para refletir sobre temas prementes — dos desafios ambientais à insegurança democrática, das desigualdades socioeconômicas e de acesso à saúde a formas emergentes de mobilização política e expressão cultural — que afetam as pessoas no Brasil e globalmente, e que são importantes tanto para a pesquisa já estabelecida quanto para reflexões críticas ainda incipientes.

O Brazil LAB promove diversas iniciativas pedagógicas, oficinas, colóquios e debates, incluindo um seminário de Princeton oferecido no Rio de Janeiro, sediado no Instituto Moreira Salles. O alvo do LAB é promover um estudo compreensivo e amplo do Brasil, além de promover e facilitar redes de colaboração em vários campos, na crença de que responder a temáticas emergentes nos leva a elaborar novas questões, promovendo experiências internacionais de ensino, apoiando a reflexão social profunda e criando alternativas colaborativas de pesquisa. O objetivo último do Brazil LAB é ajudar a formar uma geração cosmopolita de estudiosas e estudiosos do Brasil, capazes de produzir um conhecimento que abra fronteiras, e que seja socialmente significativo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: