LANÇAMENTO DO LIVRO “RUMOS DO SUL. PERIFERIA E PENSAMENTO SOCIAL”, POR MARIANA CHAGURI E MÁRIO MEDEIROS (ORGS.)


O Blog da BVPS tem o prazer de apresentar o livro “Rumos do Sul. Periferia e Pensamento Social”, organizado por Mariana Chaguri (UNICAMP) e Mário Medeiros (UNICAMP). O livro conta com artigos de Elide Rugai Bastos, André Botelho, João Marcelo Maia, Josué Pereira da Silva, Marcelo Rosa, Cláudio Costa Pinheiro, José Luís Cabaço, Rita Chaves, Maria Paula Meneses, Alexandro Paixão, Antonio Brasil Jr., Bernardo Ricupero, Deivison Faustino, Alfredo Cesar Melo, Simone Meucci, Alexsandro Pereira, Marcelo Ridenti e Pedro Meira Monteiro. Para acessar o Sumário completo clique aqui.

Abaixo o resumo do livro.

Neste livro estão os debates sobre os alcances e os limites teóricos, analíticos e metodológicos da periferia. Vista no plural e debatida a partir de uma variedade de temas e problemas, a periferia é tomada aqui como ponto de partida para ler modernidades e colonialismos uns contra os outros. Vistos em conjunto, os capítulos sugerem que a periferia é um espaço geográfico e também uma ideia; é uma condição histórica, política e econômica delimitada, que pode ser aceita, questionada ou ter seus sentidos alargados, dependendo do contexto. Tornada realidade concreta, mas também imaginação social histórica e sociologicamente formulada, e, portanto, disputável, a pluralidade de análises de processos sociais e sujeitos, obras e autores analisados apontam para o potencial das ideias como forças sociais, isto é, para o modo como diferentes ideias, repertórios e linguagens concorrem ativa e reflexivamente para a modulação do mundo social, operadas pelos sujeitos que as formulam ou que as absorvem, cultural e politicamente, de maneira sincrônica ou diacrônica, conferindo ou disputando sentidos com o contexto social envolvente. A periferia torna-se realidade concreta, mas também imaginação social histórica e sociologicamente formulada, disputável.

Mariana Chaguri & Mário Medeiros (orgs.)

Mariana Miggiolaro Chaguri é professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Campinas e diretora do Centro de Estudos Rurais (Ceres IFCH/Unicamp). Recebeu o Prêmio do Concurso Brasileiro Anpocs de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais, em 2008. Autora de O Romancista e o Engenho: José Lins do Rego e o regionalismo nordestino dos anos 1920 e 1930, São Paulo: Anpocs /Hucitec, 2009.

Mário Augusto Medeiros da Silva é professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas. Recebeu o Prêmio para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa, do Centro de Estudos Sociais, da Universidade Coimbra, em 2013. Autor de A Descoberta do Insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000), Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013.

Um abraço a todas e a todos,

Equipe BVPS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: