As ciências sociais entre as espirais da democracia, por André Botelho

Inaugurando as postagens do novo ano, com esperanças renovadas e fôlego refeito para seguir com nosso compromisso de comunicação pública da ciência e espaço de reflexão da área sobre suas condições de produção, divulgamos o artigo “As ciências sociais entre as espirais da democracia”, escrito por André Botelho. O texto encerra um ciclo da cooperação entre o Suplemento Pernambuco e a ANPOCS, de que o autor foi presidente no último biênio (2020-2022).

O artigo, escrito a partir da experiência do autor na posição de direção da associação, analisa as dificuldades impostas à Ciência & Tecnologia pelo último ciclo político, problematizando a noção de “corte” mais usada para interpretá-las. Nesse sentido, seu olhar se volta para as desigualdades internas ao campo. De outra parte, o diagnóstico também abre uma discussão sobre as condições de possibilidade da articulação científica no novo momento político, em que sua relevância social e modos de produção de solidariedade são questões de primeira importância.

Nas palavras do autor,

No último artigo do ano na coluna da Anpocs no Suplemento Pernambuco, chamo a atenção para a necessidade de – e a oportunidade para – uma agenda renovada do associativismo científico brasileiro. Argumento que não basta lutar para recompor o orçamento da CT & I, mas que é hora também de combater as desigualdades históricas de financiamento entre as áreas do conhecimento e internamente a elas. É preciso problematizar, pluralizar e democratizar noções e modelos de ciência, tecnologia e inovação. Boa leitura!

– André Botelho

Para ler “As ciências sociais entre as espirais da democracia”, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s