INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O GT PENSAMENTO SOCIAL NO BRASIL DO XIX CONGRESSO DA SBS 2019



O Blog da BVPS convida para a submissão de resumos no GT de Pensamento Social no Brasil para o XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), coordenado pelos professores Alexandro Trindade (UFPR), Antonio Brasil Jr. (UFRJ) e Mariana Chaguri (Unicamp). As inscrições estão abertas até o dia 26 de novembro de 2018.
Segue abaixo a ementa do GT e demais informações.

Resumo

A área de pesquisa Pensamento Social no Brasil se volta para a investigação dos grandes temas de estudo da sociedade brasileira, bem como de suas várias modalidades de produção cultural. Com a continuidade do GT Pensamento Social no Brasil, esperamos poder dar seguimento à discussão de pesquisas que vêm contribuindo, tanto do ponto de vista temático, quanto teórico e metodológico, para o aprofundamento do conhecimento da formação da sociedade brasileira, nas várias dimensões desse processo, bem como para o refinamento dos instrumentos de análise sociológica das ideias, da cultura, dos intelectuais e da institucionalização das ciências sociais. Espera-se, particularmente, estimular a produção de perspectivas comparadas, bem como de enfoques que dimensionem situações transnacionais, por meio de diferentes abordagens de análise, formas de produção intelectual e períodos históricos. Com isso, além de qualificar as especificidades da sociedade brasileira (bem como de suas regiões) em relação a outras experiências sócio-históricas de modernização – centrais ou periféricas –, também será possível avaliar o potencial heurístico das formulações do pensamento social para a sociologia contemporânea, contribuindo para o seu descentramento para além do Atlântico Norte.

Temas

Este GT abre espaço tanto para o interesse pelos processos sociais de produção, aquisição, transmissão e recepção de diferentes formas de ideias e/ou conhecimento por parte de grupos, círculos ou redes, por um lado, quanto para a análise dos efeitos sociais e políticos das ideias na rotinização ou na deslegitimação de práticas sociais e instituições, por outro. Além disso, o GT procura favorecer o interesse por novas clivagens e perspectivas teóricas, como as de gênero, de raça ou as pós-coloniais e suas inflexões no pensamento social e na produção cultural, bem como as inúmeras formas de articulação entre o conhecimento especializado e o senso comum.

Em termos metodológicos, o GT procura explorar as virtudes do método comparativo e o potencial das abordagens transnacionais.

O 19º Congresso Brasileiro de Sociologia será realizado em Florianópolis-SC, entre os dias 09 e 12 de julho de 2019, e terá como tema “Em que Sociedade Vivemos? A Sociologia brasileira diante de novos desafios nacionais e globais contemporâneos”.

Síntese dos prazos do Congresso:

Inscrição online de propostas de trabalho em GTs: até 26/11/2018

Inscrição online de propostas para o “Sociólogos do Futuro”: até 21/11/2018

Inscrição online de propostas de Mesas Redondas: até 03/12/2018

Seleção das propostas de trabalho e montagem da programação final das sessões dos Grupos de Trabalho: janeiro de 2019

Seleção da programação dos “Sociólogos do Futuro”: janeiro de 2019

Divulgação do resultado da seleção de Sociólogos do Futuro e GTs: até 25/02/2019

Divulgação do resultado das mesas redondas: até 25/02/2019

Data limite para envio dos trabalhos completos aprovados nos GTs e das versões digitais dos pôsteres aprovados no Sociólogos do Futuro: até 27/05/2019

Um abraço a todas e a todos,

Equipe BVPS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: