
O Blog da BVPS recomenda o livro recém-publicado Diário da pandemia: o olhar dos historiadores (Hucitec Editora), organizado por Dominichi Miranda de Sá, Gisele Sanglard, Gilberto Hochman e Kaori Kodama, todos professores e pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). A obra reúne 35 artigos de historiadores de diferentes áreas que se dedicaram, ao longo dos últimos meses, a tentar compreender os múltiplos significados e ressonâncias – passadas, presentes e futuras – da pandemia do novo coronavírus. A maioria dos textos foi publicada originalmente em sites e blogs brasileiros e estrangeiros, especialmente na série Covid-19 – o olhar dos historiadores da Fiocruz, promovida pelo Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde da COC/Fiocruz.
O leitor encontrará no livro uma grande diversidade de temas e questões, que passam, dentre muitas outras, por pandemias e epidemias passadas, o papel da saúde pública, a importância e o lugar social dos laboratórios e institutos de pesquisa (como a própria Fiocruz), o Antropoceno, a relação entre doenças e desigualdades, a história das vacinas e medicamentos (inclusive suas “balas mágicas”, como a cloroquina) e os diversos espaços sociais e culturais da saúde e das doenças. Vale ressaltar que os textos são todos escritos por especialistas em história das ciências, reconhecidos nacional e internacionalmente, e apostam no diálogo com áreas distintas, como a biologia, a antropologia e a sociologia.
Diário da pandemia: o olhar dos historiadores está disponível para compra on-line nos seguintes sites: Amazon, UmLivro e Martins Fontes.
Muito bom, parabéns aos colegas
CurtirCurtir