O Blog da BVPS convida para o lançamento carioca do livro Sobre o autoritarismo brasileiro (Companhia das Letras), da professora Lilia Moritz Schwarcz (USP/Princeton University), que ocorrerá na Livraria da Travessa de Ipanema (Rua Visconde de Pirajá 572) no dia 5 de setembro, às 19h. O evento contará com uma sessão de autógrafos com a autora.
Abaixo você pode ler o release do livro.
Os brasileiros gostam de se crer diversos do que são. Tolerantes, abertos, pacíficos e acolhedores são alguns dos adjetivos que habitam frequentemente a mitologia nacional. Neste livro urgente e necessário, Lilia M. Schwarcz reconstitui a construção dessa narrativa oficial que acabou por obscurecer uma realidade bem menos suave, marcada pela herança perversa da escravidão e pelas lógicas de dominação do sistema colonial.
Ao investigar esses subterrâneos da história do país — e suas permanências no presente — a autora deixa expostas as raízes do autoritarismo no Brasil, e ajuda a entender por que fomos e continuamos a ser uma nação muito mais excludente que inclusiva, com um longo caminho pela frente na elaboração de uma agenda justa e igualitária.
LILIA MORITZ SCHWARCZ É professora titular na USP e Global Scholar em Princeton. É autora de uma série de livros como: Retrato em branco e negro (prêmio APCA), Espetáculos das raças (prêmio APCA), As Barbas do Imperador (prêmio Jabuti livro do ano), A Batalha do Avaí (prêmio ABL), O sol do Brasil (prêmio Jabuti), Brasil: Uma biografia (finalista prêmio Jabuti), Lima Barreto – Triste visionário (prêmio Biblioteca Nacional, prêmio ANPOCS, finalista prêmio Jabuti, prêmio APCA). No ano de 2019 lançou Sobre o autoritarismo brasileiro. É colunista do jornal Nexo e curadora adjunta para histórias do MASP.