BVPS Coleção | “Genealogia de uma viagem a Minas. Viajantes provocadores são provocados”, de Silviano Santiago

Iniciamos hoje a BVPS Coleção. A exemplo de outros experimentos em curso no Blog, como as Ocupações, Séries e Colunas, BVPS Coleção reunirá publicações do Blog e outras que formem um conjunto expressivo sobre um tema, questão ou mesmo autor/a. Para iniciar os trabalhos, Genealogia de uma viagem a Minas. Viajantes provocadores são provocados, de Silviano Santiago.

No momento em que nos preparamos para refazer a caravana modernista de 1924 a Minas Gerais, André Botelho e Maurício Hoelz reuniram numa brochura três ensaios de Silviano para compartilhar com leitores e participantes do seminário MinasMundo, Ouro Preto (2024-1924), que ocorrerá semana que vem, dias 25, 26 e 27 de março. São textos pioneiros que reveem projetos, balanços e limites do modernismo: “O dentro do dentro do dentro” (1988), “Sobre plataformas e testamentos” (1991) e “Por que e para que viaja o europeu” (1984), que continua sendo uma das mais afiadas provocações ao intelectual brasileiro, espécie de herdeiro, em país de matriz colonial, dos viajantes europeus.

Silviano Santiago estará em Ouro Preto conversando com Conceição Evaristo e Leda Maria Martins sobre os sentidos do cosmopolitismo na cultura brasileira. Agradecemos a ele por aceitar dar início a esta nova frente da BVPS.

Confira o primeiro volume da BVPS: Genealogia de uma viagem a Minas. Viajantes provocadores são provocados, de Silviano Santiago.


Equipe BVPS


Descubra mais sobre B V P S

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.